Portal do Governo Brasileiro
2012 - Livro Vermelho 2013

Lychnophoriopsis damazioi (Beauverd) H.Rob. EN

Informações da avaliação de risco de extinção


Data: 21-03-2012

Criterio: B1ab(iii)+2ab(iii)

Avaliador: Miguel d'Avila de Moraes

Revisor: Miguel d'Avila de Moraes

Analista(s) de Dados: CNCFlora

Analista(s) SIG:

Especialista(s):


Justificativa

A espécie ocorre no Estado de MinasGerais, na Serra do Cipó, com EOO de 1,99 km² e AOO de 12 km², sendo encontrada em menos de cincolocais em situação de ameaça. Embora presente em unidade de conservação (SNUC), a perda e degradação do habitat pelas atividades turísticas e ocupação humanapodem ser impactantes sobre a espécie.

Taxonomia atual

Atenção: as informações de taxonomia atuais podem ser diferentes das da data da avaliação.

Nome válido: Lychnophora damazioi Beauverd;

Família: Asteraceae

Sinônimos:

  • > Lychnophoriopsis damazioi ;
  • > Vernonia damazioi ;

Mapa de ocorrência

- Ver metodologia

Informações sobre a espécie


Notas Taxonômicas

Lychonophoriopsis damazioié a espécie mais distinta do gênero por possuir folhas sésseis curtas eestreitas e papus com cerdas persistentes. As brácteas involucrais têm as pontas mais longas e mais estreitas de qualquer membrodo gênero, distintamente mais estreita que L.candelabrum (Robinson, 1992). Análises filogenéticas indicam uma relaçãopróxima a Prestelia e maisdistante de Lychnocephalus, entretanto L. damazioi difere destas por estes dois gêneros não possuíremsincefalia e capítulo pedunculado (Loeuille,2011). Loeuille (2011) conclui em seu estudo que L. damazioi necessita de mais estudos morfológicos e molecularespara sua exata posição taxonômica.

Dados populacionais

​Não há dados populacionais disponível para a espécie.

Distribuição

Ocorre no Estado de Minas Gerais (Loeuille, 2012).

Ecologia

Facilmentereconhecida por seu hábito em arvoreta e folhas curtas com ápice obtuso a redondo.Endêmica da Serra doCipó. Ocorre em Campo rupestre; 1.000 a 1.350 m (Loeuille, 2012).

Ameaças

1.4.3 Tourism/recreation
Incidência local
Severidade high
Detalhes A maioria dascoletas da espécie é na localidade próxima à pousada Chapéu do Sol, na Serra doCipó, região onde ocorrem atividades turísticas e ocupação histórica: A antiga fazendaPalácio e o restaurante/pousada Chapéu do Sol mantinham-se como referênciaslocais e regionais, sendo este último um importante ponto de parada rodoviáriapara viajantes, caminhoneiros e ônibus comerciais que cruzavam a região. Apenasa partir da década de 1980, o restaurante/pousada Chapéu do Sol foi ampliado e passoua ser utilizado como equipamento turístico (Ferreira, 2010). As atividades turísticase ocupação humana podem ser impactantes sobre a espécie.

Ações de conservação

4.4 Protected areas
Observações: Ocorre no Parque Nacional da Serra do Cipó.

1.2.2.2 National level
Situação: on going
Observações: Considerada "Deficiente dedados" (DD) pela Lista vermelha da flora do Brasil (MMA, 2008), anexo 2.

1.2.1.3 Sub-national level
Situação: on going
Observações: Considerada "Criticamenteem perigo" (CR) pela Lista vermelha da flora de Minas Gerais (COPAM-MG, 1997).

Referências

- ROBINSON, H. Notes on Lychnophorinae from Minas Gerais, Brazil, a synopsis of Lychnophoriopsis Schultz-Bip., and the new genera Anteremanthus and Minasia (Vernonieae: Asteraceae). Proc. Biol. Soc. Wash., v. 105, n. 3, p. 640-652, 1992.

- FERREIRA, R. A. Serra do Cipó e seus Vetores de Penetração Turística ? Um olhar sobre as transformações socioambientais. Dissertação de Mestrado. Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, 2010.

- LOEUILLE, B. F. P. Towards a phylogenetic classification of Lychnophorinae (Asteraceae: Vernonieae). Tese de doutorado. São Paulo: Universidade de São Paulo, 2011.

- LOEUILLE, B. F. P. Lychnophoriopsis in Lista de Espécies da Flora do Brasil. Disponivel em: <http://floradobrasil.jbrj.gov.br/2012/FB025239>.

- CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL, MINAS GERAIS. Aprova a lista das espécies ameaçadas de extinção da flora do Estado de Minas Gerais, Deliberação COPAM n. 85, de 21 de outubro de 1997, Belo Horizonte, MG, 1997.

- MINISTÉRIO DO MEIO AMBIENTE. Instrução Normativa n. 6, de 23 de setembro de 2008. Espécies da flora brasileira ameaçadas de extinção e com deficiência de dados, Diário Oficial [da] República Federativa do Brasil, Poder Executivo, Brasília, DF, 24 set. 2008. Seção 1, p.75-83, 2008.

Como citar

CNCFlora. Lychnophoriopsis damazioi in Lista Vermelha da flora brasileira versão 2012.2 Centro Nacional de Conservação da Flora. Disponível em <http://cncflora.jbrj.gov.br/portal/pt-br/profile/Lychnophoriopsis damazioi>. Acesso em .


Última edição por CNCFlora em 21/03/2012 - 16:26:09